Tomando certos cuidados em sua viagem, você verá que Bogotá não é tão perigoso quanto julgam suas prévias percepções. A fama de Bogotá ser perigosa é alta, devido a vários fatores históricos e sociais recentes. No entanto, é importante salientar que a cidade tem tomado medidas para melhorar a segurança, vimos muito policiamento na parte histórica da cidade. Como resultado, a situação de segurança em Bogotá tem melhorado nos últimos anos, e muitos bairros são considerados seguros para moradores e visitantes. Ainda assim, é sempre importante estar atento e tomar precauções, como em qualquer grande cidade.
Dicas para uma conexão tranquila em Bogotá
Vi algumas dúvidas refente ao aeroporto de Bogotá, muitos acreditam ser perigoso ou forma do normal, mas acredito que muitos preconceitos são devido ao programa Área Restrita (isso não é uma crítica negativa, pois além de amar assistir eu aprendo muito) pois o programa mostra somente uma parte do aeroporto, e é claro, os problemas. No entanto, o aeroporto é moderno, bonito e organizado. Tão organizado que não precisamos andar muito para passar na imigração ou na volta achar nosso portão.
A grande maioria dos funcionários não fala inglês, mas eles são pacientes, falam devagar e gesticulam bastante para facilitar a comunicação, observei também que eles gostam de ajudar. Não tivemos problemas em passar por lá mesmo não falando espanhol. E se você também não fala espanhol…leia o próximo tópico.
Documentos necessários para imigração na Colombia
Agilize sua entrada no país fazendo o Check Mig, o pré cadastro de entrada no país, um cadastro super simples em que colocará algumas informações pessoais e evitará algumas perguntas em espanhol rsrs. Durante a fila da imigração observamos pouquíssimas pessoas que fizeram anteriormente, só a gente estava com ele em mãos na fila. Como também o certificado de vacinação internacional da febre amarela.
Mas com os documentos em mãos, o agente praticamente só perguntou o motivo da viagem e o hotel em que ficaríamos, já as outras pessoas tiveram que responder tudo o que já é pedido nesse documento. Achavamos que quem não respondesse on-line seria na hora, e podemos dizer que sim, mas oralmente. Até mesmo no site oficial ratifica a informação.
- Agiliza e torna a entrevista de controle de imigração muito mais rápida.
- Facilita a interação entre o oficial de imigração e o passageiro.
- Reduz o tempo de espera na sala.
Logo, agilize sua entrada e faça através do link 72h antes do seu voo.
Não esqueça do botão direito do mouse caso precise alterar o idioma.
Casa de Câmbio no El Dorado
Tanto na ida como na volta, nós passamos por casas de câmbio dentro do aeroporto, quando chegamos trocamos 50 dólares para passar o dia, pois algumas coisas estaríamos usando o cartão. Os atendentes falam inglês também, prepare-se para responder algumas perguntas para a tranzação. Na volta quase trocamos 16.000 pesos que sobravam, mas acabamos comprando Dunkin Donuts e posso dizer que foi a melhor escolha rsrs. Li muito sobre como a cotação do aeroporto é boa, e realmente era. Fora a tranquilidade de saber que você não está sendo enganado, as vezes paga-se pela paz. Como em todo lugar do mundo há casas de câmbio que podem ser perigosas por vários fatores.
Informação extra: leve sempre moedas fortes como dólar e euro, mesmo que a nossa nessa mais forte que a deles.
Como se locomover em Bogotá
Como muitos aeroportos mundo afora, o Aeroporto El Dorado também é forrado de transporte clandestino e de picaretas que vão te cobrar achando que você é milionário. Então ignore qualquer pessoa que te abordar na saída. Aí sim pode ser perigoso. Acho que isso pode ser lei mundial, veja nosso relato em Israel.
É surreal a quantidade de taxistas da cidade, mas em poucas horas é possível entender o porquê; preço. Em Bogotá o aplicativo da Uber é junto com o de taxi, e a opção mais barata é taxi, pasmem! Pra nós brasileiros é tao estranho que até abrimos o app várias vezes para ter certeza, a opção mais barata é taxi! Devido a nossa escala ser curta e a nossa moeda forte, não cogitamos usar ônibus, do aeroporto até nosso hotel pagamos 38 reais (aprox 16km), que é o trecho mais longo, mas paga-se o preço justo, não são carros novos nem limpinhos, ar condicionado esqueça! Caso queira um conforto maior não escolha a opção mais barata. Confesso que gostei de ir nos carros velhos rsrs sempre ao som de uma música regional, inesquecível. Pelo fato de estarmos no centro histórico só usamos o uber/taxi para o trajeto aeroporto-hotel.
Nativos evidenciam que devemos pedir pelos aplicativos para evitarmos dor de cabeça, leia mais aqui.
Onde se hospedar em Bogotá
Essa foi outra preocupação nossa, quanto mais longe você fica dos pontos turísticos mais perigoso e difícil será a sua conexão. Optamos por ficar no centro histórico, nesse hotel/hostel que é a cara de Bogotá. Pelo Google Maps vimos que era perto dos principais pontos turísticos, mas não imaginávamos que era tão perto assim. Melhor localização impossível! O hotel tem segurança particular 24h, além do policiamento das ruas que víamos a todo momento, inclusive as 5h da manhã.
Dentro do hotel tem um restaurante/bar, caso você já tenha lido que é perigoso sair a noite, esse hotel trouxe a solução perfeita, inclusive ofereceram a nós uma bebida de cortesia, mas devido ao tempo, não conseguimos desfrutar, com preços atrativos, ele tem tudo para estar na sua programação noturna, Menu do hotel para entender melhor os valores praticados. Na recepção eles falam muito bem o inglês, gostam de conversar e dar dicas.
Conhecendo a parte histórica em poucas horas
O centro histórico de Bogotá realmente é um lugar imperdível, merece sua atenção caso você tenha um bom número de horas de conexão. Fomos no meio da semana de um mês fora de período de férias, e vimos alguns turistas não nativos principalmente nos museus, mas na rua principal de comércio, pudemos vivenciar um pouco do diário deles, novamente, não se afastando tanto da parte histórica, pois percebi que quanto mais a gente se afastava mais as ruas ficavam vazias e tinham um cheiro ruim mais forte. Bogotá é perigoso em alguns bairros, vi alguns Youtubers somente com GoPro para filmar a realidade, mas essa situação é em bairros afastados.
Como todo centro, tem trânsito, então a melhor opção é andar pelas ruas e parar para comer algumas comidas regionais.
Confesso que temi a noite, li muitos relatos que anoiteceu todo mundo some, e juntando com o cansaço do voo, nem o restaurante do hotel visitamos. Relatos em português e inglês, mas confesso que fiquei curiosa, pois vi tanto policiamento durante o dia…pra onde vai todo mundo? rsrs Durante o dia cuidados básico de olhar ao seu redor antes de pegar seu celular e carteira são mínimos. Na rua ninguém abordou a gente pedindo algo ou vendendo, isso foi muito bom, somente quando estávamos numa lanchonete, mas a pessoa foi embora rápido. Os vendedores são simpáticos e parecem estar acostumados com turistas que não falam sua língua, me lembrou um pouco nós brasileiros, sempre dispostos a ajudar.
A Plaza Bolívar é onde fica os principais monumentos históricos de Bogotá, aos arredores os principais museus. O google indica perfeitamente cada ponto, verifique aqueles que gostaria de visitar, não quero ser redundante nos pontos turísticos, gostaria de trazer algo diferente, que é a Calle Real, onde é o “centrinho” deles, é gostoso passear por aquela rua, mas novamente, não se afaste muito, esteja atento aos arredores, foi nessa rua que comemos a empanada e vimos mais nativos. Saindo desse hotel, dá pra fazer tudo a pé perfeitamente.
Leia mais opções de passeios aqui.
Comidas Regionais
Um dos pontos altos de conhecer um novo país é experimentar comidas regionais,e Bogotá tem muito a oferecer. Aqui vai alguns alimentos que podem estar na sua listinha para experimentar. Infelizmente não tive a oportunidade de comer o famoso Aijaco, porque eu não aguentava mais nada rsrs. Comida é outro ponto barato para nós brasileiros, tudo que comprávamos dava 10.000 pesos colombianos, era até engraçado. Há muitos carrinhos de frutas frescas e cortadas, opções para todos os gostos.
Aeroporto El Dorado
Como qualquer outro aeroporto, o El Dorado não deixa nada a desejar, bem sinalizado, muitos funcionários e seguranças presentes e organização. É facil encontrar o portão de embarque, muitos painéis para sinalizar os voos, duty free, lojas regionais, farmácias, restaurantes e quiosques de alimentos mais em conta.
A parte do raio-x também é rápida, em uma das conexões tinha muita gente para passar, mas eles se organizavam bem, e fique atento ao que eles exigem que seja retirado da mala de mão, percebo que sempre altera de país para país, um exemplo é que eu não tirei meu powerbank da bolsa sem querer e passou sem problemas, enquanto do MCO (Orlando) é necessário tirar todo eletrônico do tamanho ou maior que um celular. Fique atento na fila, veja o que as pessoas tiram e faça um control c – control v.
Sala VIP Bogotá - El Dorado Lounge
A El Dorado Lounge de Bogotá foi uma das mais belas salas que estivemos. Com uma linda decoração, muitos lugares para descanso, opções de comida, e até sala de massagem, essa sala com certeza ficará na nossa memória pela vasta opções de comida e lugares para descansar.. Entramos através do Dragon Pass e esperamos o nosso voo bem alimentos e descansando bem para o próximo voo.