Casarão do Chá Mogi das Cruzes SP
Durante o seu caminho até à praia, é possível fazer uma parada muito agradável em Mogi das Cruzes, SP para conhecer o Casarão do Chá. Construída em 1942 por fundadores japoneses com finalidade de ser uma fábrica de chá preto, o Casarão do Chá é um motivo de orgulho para a comunidade nipo-brasileira e para os mogianos em geral. É considerada um património tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Património Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Foi restaurada com o auxílio dos governos federal, estadual e municipal, bem como com o apoio de colaboradores locais.
Para saber mais sobre este lugar é muito fácil, logo abaixo você encontrará o endereço, mas saiba que existe estacionamento gratuito e é um lugar muito tranquilo, a menos que vá durante dias de exposições. Nesse caso, recomendo que dê uma olhada no Instagram deles para saber quando acontecerão e assim possa se preparar para os valores. Mas recomendo que vá em um dia comum para apreciar a arquitetura do local com tranquilidade. Dentro do edifício há vários quadros informativos que contam a história do lugar e, no dia da nossa visita, havia uma pessoa disponível para responder perguntas sobre o local, tudo muito bem organizado. Também há um livro de visitas onde vi pessoas de diferentes cidades de São Paulo deixaram a sua marca.
De vez em quando, o casarão também cede o espaço para exposições, como mencionado anteriormente. Quando estávamos lá, pudemos ver uma exposição de cerâmica, bem comum da nossa cidade.
Após ver o edifício, no exterior há um restaurante, não sei se posso chamá-lo assim, mas tinha de tudo… Pizza feita em forno a lenha, lanches rápidos, sorvetes, sucos naturais(…) bem caseiro. Infelizmente não experimentamos nada, mas quero voltar para passar uma tarde lá. É um lugar muito agradável. Em 2022, a placa diz que está aberto aos domingos, e a mesma informação pode ser encontrada no Google.
Atualmente, o Casarão do Chá é um espaço cultural e turístico, mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, região metropolitana, que para muitos é o caminho para a praia. Mas é muito além disso. Sugiro passar um final de semana em nossa cidade, há uma grande mistura de área verde com urbanização.