Você está visualizando atualmente Como é a visita ao Congresso Nacional

Como é a visita ao Congresso Nacional

Fazer uma visita ao Congresso Nacional é uma baita surpresa, e que surpresa boa! Ver com nossso próprios olhos muitos lugares importantíssimos para o nosso país e ouvir de uma pessoa bem treinada sobre as curiosidades do local é sem dúvida um belo passeio para se fazer ao visitar Brasília.

 Caso esteja em Brasília ou irá visitar, ou deixe de colocar esse local no seu roteiro! E se prepare conosco através desse artigo.

Visita espontânea: entrada pela rampa.

Visita espontânea ou agendada?

A menos de dez minutos do nosso hotel, estávamos passando pelo Congresso Nacional quando vimos algumas pessoas que claramente eram turistas entrando, ficamos curioso e fomos também, e por sorte pudemos fazer a visita guiada sem agendamento. 

 Isso só foi possível pois era bem cedo, estávamos com roupas adequadas e documentos a disposição. Tudo cooperou para a visita, na porta sempre tem alguém para orientar, fomos orientados à ir para alguns guichês para fazer a reserva.  

Sala ao lado do Salão Branco

A visita ao Congresso Nacional

Com a reserva feita, ficamos no Salão Branco esperando o horário da visita, tinha um grupo de aproximadamente 30 pessoas conosco. Enquanto esperávamos, já tem uma sala que você pode entrar sem o guia. Um deleite para quem gosta de decoração mais tradicional. 

No horário marcado entramos com uma guia muito educada e sábia, nitidamente com muitos anos de experiência. A visita é muito tranquila, ela explicava com maestria e respondia perguntas afiadas de turistas. Tínhamos tempo para apreciar o local e tirar fotos.

impossível não se lembrar desse corredor

Congresso Nacional é história

Em cada área que entrávamos, vinham várias notícias a mente, estar lá é excepcional! Outro ponto interessante foi a forma que as explicações foram dadas, sem pendor para esquerda ou direita, apenas fatos históricos. Apenas orgulho da história do país. 

É uma rápida visita ao Congresso Nacional, (50min que passam voando), entretanto muito elucidativa. Que mais uma vez reitero, deve estar no seu roteiro.

A área é linda e quanta história tem nesse local

Informações importantes

Não há visitas as terças e quartas, quinta-feira só com agendamento, mas há visita aos finais de semana e feriados! O horário para a visitação do Congresso Nacional é das 9h as 17h, saídas a cada 30 minutos, com grupos de até 50 pessoas.

As visitas podem ser agendadas ou espontâneas (como foi a nossa, mas depende de disponibilidade), o acesso da visita espontânea é pela rampa principal, já a agendada pelo Salão Branco (chapelaria).

Link para agendamento

é contado um pouco das decisões feitas lá e curiosidades, como o desenho nos tapetes

Vestimenta para visita ao Congresso Nacional

Para visita é necessário seguir o dress code, não entra se estiver de chinelo ou descalço. Homens não entram vestindo bermuda ou regata. No site oficial também fala sobre camiseta, mas meu marido entrou e como também muitos outros. Acredito que é mais para a pessoa se atentar e não ir de qualquer forma. Esteja bem vestido que será tranquilo. Meu vestido era regata e não tive problemas também, por isso acredito que a regata se refira a homens.

Vista do lado do restaurante

Visite em dias tranquilos o Congresso Nacional

Para uma visita tranquilo, atente-se ás notícias, caso tenha alguma manifestação, deixe para outro dia, pois a visita guiada ao Congresso Nacional é rápida, então saindo dali você pode conhecer outras áreas, como ir ao restaurante de comida popular que fica dentro do Anexo IV da câmara dos deputados, além de comida boa e barata, há uma vista belíssima. Passear por dentro e por fora é interessantíssimo, é tudo muito bem sinalizado, e os seguranças gostam de ajudar, mas reafirmo, em dias tranquilos.

Viviane Ferreira

Autora do Classe Recata, gosta de viajar e conhecer novas culturas, sempre respeitando o próximo e economizando!

Deixe um comentário