Onde Arte e Natureza Se Fundem para Criar uma Experiência Inesquecível!
Perto da capital de São Paulo, Cunha é um destino perfeito para quem ama a natureza, clima de interior, flores e uma boa comida. Conhecida pelos lindos lavandários, Cunha apresenta inúmeras atrações que deixarão belas memórias a todos aqueles que a visitarem.

Quanto tempo ficar? Quando ir?
Um final de semana ou 3 dias são suficientes para conhecer os lugares turísticos com calma, a cidade é pequena, porém encantadora e bem cuidada. A não ser que você seja o tipo de viajante de curte ficar no hotel e suas facilidades.
Recomenda-se ir entre os meses de abril a outubro. Nós fomos em julho e mesmo sendo um mês de férias foi tranquilo. Meses mais frios e com menos períodos de chuva (mesmo assim teve um dia que pegamos um chuvona de partir o coração).
Pousada em Cunha
Podemos considerar Cunha uma cidade turítisca, assim dizendo, podemos encontrar hospedagens com valores mais elevados. Porém posso recomendar fortemente uma pousada que nos conquistou pela mistura de profissionalismo e hospitalidade. Essa pousada é incrível, a decoração é de extremo bom gosto, o jogo de cama com inúmeras camadas rsrs, o café da manhã que parecia ser feito por um parente que nos ama, e a área comum extremamente bem cuidada e com cachorrinhos muito lindos rsrs. Foi um lugar que nos marcou pela hospitalidade e simplicidade, recomendamos fortemente.
Clique aqui para conhecer mais.



O que fazer em Cunha?
A primeira coisa que se pensa são os lavandários! E como são LINDOS! Além dos lavandários, há muitos restaurantes com aquele vestígio de interior e boa comida, a plantação de oliveiras que crescem ao som de música clássica e a menos de 1h e meia fica o famoso município de Paraty. Logo abaixo você pode encontrar mais detalhes de cada local.
Contemplário
Um lugar imperdível é o Contemplário de Cunha, além do acesso aos lavandários, há um loja com produtos de fabricação própria e uma área de café. O nome do local é justamente o que é advertido fazer: contemplar. Há vários caminhos em que você pode caminhar entre as lavandas, se quiser explorar cada cantinho, ficará lá por horas! Nas fotos abaixo, podíamos ver as pessoas lá na montanha ao fundo, todos tinham cuidado para não pisar nas lavandas, o caminho também é bem marcado. Não ficamos muito tempo pois começou a chover, esteja atento a previsão do tempo para não perder viagem, pois o campo é todo aberto.
Entrada: Gratuita
Horário: 10h as 18h TERÇAS e QUARTAS é fechado.
Site oficial: https://www.contemplario.com.br/

Pedra da Macela
Pra quem curte uma caminhada das boas com vista final como prêmio, a Pedra da Macela é uma boa opção. Com uma subida íngreme de 5km chama atenção de muitos que amam contemplar uma bela vista para o mar. Infelizmente quando fomos o céu ficou encoberto, mas valeu a pena a experiência, todos chegam bem cedo para ver o nascer no sol, vimos até algumas pessoas acampando. Chegamos por volta das 8h da manhã de um domingo e tinha muita gente, o que nos trouxe tranquilidade para começar a caminhada. Podíamos ver alguns vigilantes também, ou seja, não é uma trilha abandonada, muito bem contrário, bem turística.
Entrada: gratuíta.
Insta para fotos mais inspiradoras rsrs: https://www.instagram.com/pedra.macela/

Melhor Hora Restaurante - Cunha
Outro restaurante que nunca vamos nos esquecer por causa da qualidade e opções oferecidas nesse restaurante é o Melhor hora Restaurante. Com preço justo e muita variedade, esse lugar merece estar na sua lista. Fica bem no centrinho da cidade, de quebra conhecerá o centro da cidade, com toda aquela arquitetura de interior e tranquilidade.

Fazenda Aracatu
Outro lugar que exala memórias é a Fazenda Aracatu, repleto de artigos de coleção que despertarão boas memórias em muitos! Há vários produtos disponíveis para compra como também um cafeteria para tomar um bom café e experimentat alguma delícia do local. Os vendedores nos deixam muito à vontade, (tanto que não compramos nada), entre um ponto turístico e outro você passará em frente, então fique atento! Vale muito a pena dar uma passadinha e mergulhar no passado.
Conheça mais detalhes no site oficial: https://www.fazendaaracatu.com.br/

O Olival
Onde as oliveiras crescem ao som de música clássica, O Olival é outro ponto que deve estar na sua lista! Além da plantação de oliveiras, pudemos ver uma pequena plantação de girassóis, outras flores e alguns animais de fazenda. Há um restaurante e uma loja com produtos locais. Novamente pudemos observar que ficamos bem à vontade no local, ninguém nos impulsionava a comprar nada, acabamos não almoçando no local devido ao horário, mas me recordo que tinha bons preços. Não deixe de visitar esse local, será inesquecível!
No site oficial há um opção de visita guiada, achei bem interessante: https://www.oolival.com.br

Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro
Onde há uma grande concentração de venda de cerâmicas está o Atelier Suenaga, o que nos chamou atenção é que lá podemos ver como se fazia a cerâmica antigamente. Peças riquíssimas em detalhes são vendidas lá. Fique atento as redondezas pois há uma série de lojas no caminho. Vale a pena conhecer! Por se tratar de peças únicas e ricas em detalhes os preços das peças são elevados. Mas você pode encontrar outras opções em outras lojas no caminho caso você queira comprar alguma peça com o preço mais em conta.
Site oficial com informações preciosas: http://www.ateliesj.com.br/

Vamos ali em Paraty?
Para um paulista pegar um carro e em menos de 1h30 parar no Rio Janeiro é algo curioso. Então não podíamos perder a oportunidade de fazer isso. E é sim proveitoso fazer um bate e volta para Paraty! Fomos bem cedo pela famosa (e perigosa) estrada do ouro, e rapidamente já avistávamos o mar! Já tinhámos comprado um passeio com antecedência e fomos com a agência Pérola Negra, visitamos:
Lagoa azul, Praia da Lula e a Ilha Comprida.
Foi bem tranquilo, acredito que por ser Julho e um pouco frio. O almoço foi delicioso! No dia que fomos tinha algumas famílias, o som não estava alto e tinha uma guia falando algumas curiosidades das ilhas, foi bem tranquilo, mas não posso garantir que é sempre assim. Mais detalhes e preços no link abaixo da empresa.
Agência Pérola Negra, passeio de escuna: https://agenciaperolanegraparaty.com/passeio/escuna-caminante


Chegamos no final do dia, e caminhamos pelo famoso e charmoso centro. Muitos opções de comidas no finalzinho da tarde e por ser julho estava muito tranquilo caminhar pelas ruas (algumas até demais). Devido ao cansaço voltamos para Cunha, mas posso com toda certeza dizer que foi um dia bem aproveitado! Vale a pena caso você não conheça Paraty separar um dia para isso.
