Aqui serão 11 dias dicas de Nova York para brasileiros ou qualquer outra nacionalidade que visitará Nova Iork pela primeira vez. Serão informações que os locais seguem mas que não são ditas a nós turistas. Então acompanhe cada informação desse artigo para uma viagem à Nova Iork mais tranquila e barata.
1- Esteja atento ás ciclovias
Que o trânsito de Nova Iork é um caos, isso nós já sabemos, mas que as ciclovias funcionam fielmente em várias áreas da cidade, pode ser uma novidade. Por isso, não fique em cima dessas faixas atrapalhando a vida dos ciclistas nova-iorquinos evitando assim confusões desnecessárias.
Vimos impacientes ciclistas na Brooklin Bridge exigindo seu espaço, mas muitos turistas distraídos, vamos evitar o uso do seguro viagem não é mesmo?
2- Fluxo de pessoas
Outra distração de muitas turistas é achar que todos estão a passeio. Não esqueça que há muita gente trabalhando em Nova Iork, então não ande em grandes grupos ocupando a calçada toda, não pare “do nada” no meio da calçada, seja para tirar fotos ou ver o mapa. Procure sair do fluxo para fazer essas paradas, empatia com os nova-iorquinos é a chave aqui.
3- Etiqueta para ir à Broadway
Algumas dicas parecem óbvias, mas se está aqui é porque tem história. Não use o seu celular durante um espetáculo da Broadway, nem deixe crianças usar o mesmo. Onde fica a platéia é extremamente escuro, fica bem nítido quando alguém está no celular. Esse ingresso custou caro, faça valer a pena!

4- Gorjetas
Outro ponto polêmico para nós brasileiros; gorjeta. A gorjeta faz parte do salário de muitos, por isso devemos ter em mente que se estamos em outro país é recomendado e respeitoso seguir as regras do mesmo. A gorjeta para restaurantes muitos já sabem, que é 20%. Agora o que pode assustar os brasileiros em Nova York é dar gorjeta em bar! Sim, também tem gorjeta dos bares, uma sugestão de um local é dar 1 dólar por bebida ou 2 dólares por cocktail. Esteja preparado para esse custo a mais.
5- Não aceite NADA de graça
Outro conselho “duvidoso” mas parece que muitos turistas desligam seu radar de “mundo mal” e vivem em Nárnia quando estão viajando. Não aceitar nada, quer dizer nem um folheto. Principalmente na Times Square e arredores. Há muitos golpes naquele lugar que são totalmente possíveis de ser evitados, então, não aceite nada de ninguém gratuitamente.
6- Cuide da sua viagem
Ao invés de dizer: cuide de sua vida. Outro conselho de um nativo é esse, caso veja alguma confusão, não fique encarando ou até mesmo apontando, siga sua vida. Novamente, o mundo continua sendo ruim em qualquer lugar! Não se envolva por pouco.
7- Verifique qual é o transporte mais rápido
Para muitos brasileiros o carro é o transporte mais rápido, mas isso não funciona em Nova Iork. É imprescindível verificar no Google Maps qual é o transporte mais rápido; uber, metrô ou a pé. Sim, andar em Nova Iork vai ser algo fundamental na sua viagem. Principalmente em horários de pico como 7h30 da manhã às 8 da noite. Verique as distâncias e compare. Muitas vezes você vair perceber que andar é a melhor solução, não só para economizar dinheiro, mas tempo e paciência também.

8- Você não precisa mais do MetroCard
Antigamente usava-se um cartão chamado MetroCard para fazer a cobrança no metrô, mas agora a cobrança é feita no cartão de crédito. Até nas máquinas de compra de ticket de metrô de Nova Iork sinaliza que não precisa mais, ou seja, não esqueça de habilitar seu cartão de crédito internacional, pois logo na saída no JFK você usará.
9- Etiqueta no Metrô
Sim! Etiqueta no metrô de Nova Iork! A primeira é famosíssima para nós paulistanos; deixe o lado esquerdo da escada rolante livre! Nem todo mundo está turistando igual você! Agora a outra é; não fique na frente da porta do metro, espere na lateral para que as pessoas saiam. E última e talvez importante para quem não vive em grandes cidades é; não espere a sua parada chegar para se levantar e posicionar-se, principalmente me horários de pico.
10- Etiqueta em restaurante "fast food"
Em lugares com fila para fazer o pedido, não deixe para pensar quando for a sua vez, veja o menu com antecedência, empatia é a chave aqui, afinal, parar a fila por sua indecisão é um erro bobo. Vale para o Brasil também…
Agora outro costume bem nova-iorquino é não ficar na mesa do restaurante conversando, após terminar a comida, libere a mesa para quem estava esperando. Há muitos restaurantes minúsculos em Manhattan que você verá isso na prática.
11- Compra bebida alcoólica
Algo incomum para nós brasileros é que só pode comprar bebida alcoólica depois dos 21 anos. E o problema está em você querer comprar sem comprovar a sua idade. Assim não importa a sua idade, tenha um documento de indentificação para evitar problemas em diferentes lugares.

Dicas de nativos
Essas dicas trarão leveza a sua viagem, acredite! Respeitar os hábitos dos locais é primordial em qualquer local do mundo e colocar em prática esses conselhos trarão graça ao seu roteiro de Nova Iork. Quais dessas dicas foram novas para você?