A Ethiopian Airlines é uma das principais companhias aéreas da África, realizando muitos voos nacionais, mas também voos para a Europa, América do Sul e do Norte, Oriente Médio e Ásia. Uma boa empresa, e voar com ela pode trazer experiências incríveis! Comparativamente a outras empresas do mesmo ramo, a companhia é reconhecida pelo serviço satisfatório acompanhado de ótimos preços. Pessoalmente, tive a oportunidade de usar o serviço da Ethiopian Airlines quando viajei em 2023, onde fiz uma escala de quatro horas no Hub de Addis Ababa. Neste texto, irei partilhar a minha experiência com o trabalho da companhia.
Primeira Impressão
Desorganização, nunca tinha entrado num avião sem limpeza e organização adequadas. Havia mantas no chão e lixo nos compartimentos. Ficou evidente que não houve tempo suficiente para a limpeza mínima esperada, talvez eles estavam atrasados, pois foi o único voo que encontramos nessa situação. Mas que foi uma péssima primeira impressão..
A comunicação é feita em inglês?
Sim, percebi que apenas uma das assistentes de bordo dominava a língua inglesa. As outras evitavam conversas mais longas, mas isso não afetou a comunicação. Os anúncios eram feitos primeiramente na língua Etíope, depois em inglês, as vezes em espanhol e até português, mas não seguia um padrão. Mal entendia o que o piloto dizia, ele tinha um sotaque muito arrastado, afinal..quem entende? Mas nada que atrapalhasse a viagem.
Serviço de bordo da Ethiopian Airlines
É uma combinação entre os alimentos disponíveis no país onde o avião irá partir e comidas típicas da Etiópia. Notei que na ida havia muitas opções de comidas brasileiras disponíveis, enquanto na volta as opções eram mais regionais. Esteja preparado para experimentar diferentes temperos! Mesmo que a documentação informe que será oferecido apenas café da manhã, as refeições servidas incluem sempre uma “marmita” na bandeja, o legal é que há uma grande variedade, o que ajuda caso não goste de alguma coisa – o que, aliás, raramente aconteceu conosco.
Quantas malas eu posso levar? As medidas são as mesmas?
É uma pergunta difícil, uma vez que, antes de viajar, pesquisei muito as regras da companhia e notei que não houve uma inspeção minuciosa sobre elas. Várias vezes observei que as regras foram violadas.
Quais são as regras?
Observe na reserva do seu voo se você tem direito a mala despachada ou não, no nosso caso podíamos despachar duas malas além da mala de mão. As regras da mala despachada são basicamente as mesmas das outras companhias aéreas, a diferença vem na mala de mão.
A mala despachada pode ter até 23 kg e uma soma máxima de dimensões igual a 158 cm.
A mala de mão pode ter até 7 kg, com a dimensão de 23 x 40 x 55 cm.
Ninguém pesou nossa mala de mão, mas o que mais chamou atenção foi o não cumprimento das restrições da mala de mão, que, segundo o site, é apenas uma mala sem direito a mochila, mas 70% das pessoas do voo estavam com ambos. No voo de volta, fomos obrigados a despachar uma mala, pois estávamos com mochila. Me pareceu um chamado aleatório.
O que é permitido de acordo com o site é uma bolsa feminina com itens essenciais além da mala de mão. Vi também pessoas levando sacolas como malas, mas ninguém as impediu ou questionou.
Minha orientação é que você siga as regras, e para qualquer dúvida, deixo aqui o email da empresa que me respondeu no mesmo dia, fiquei muito satisfeita.
reservation@ethiopianairlines.com
Quem geralmente voa com a Ethiopian Airlines?
Em nosso voo para Addis Ababa, foi possível notar a presença de diversas nacionalidades, principalmente asiáticos, já que a Ethiopian Airlines é uma ótima opção para voar para a Ásia com preços acessíveis. Além disso, havia também residentes do continente africano, mas poucos brasileiros e argentinos.
Vale a pena?
Devido à grande diferença de preço em comparação com outras companhias, escolhemos viajar com esta companhia aérea e passar pelo aeroporto de Addis Abeba que é pouco conhecido por muitos. A diferença de preço era de cerca de 4000 reais, portanto, optamos por conhecer uma nova cultura ao invés de escolher o conforto da viagem. Como a diferença de conforto entre as passagens econômicas não é tão grande, valeu a pena a escolha. O susto de desorganização foi apenas no primeiro de quatro voos que fizemos com eles, saldo mais que positivo. Foi bem confortável, comida boa, cobertor, bem diferente da Avianca. Aliás, comparado a Avianca, eles são incríveis rsrs.
Entre em contato com a Ethiopian Airlines
Além do email, encontrei também um contacto de WhatsApp da empresa. Deixo aqui os contatos que utilizei:
- reservation@ethiopianairlines.com
- ItServiceDesk@ethiopianairlines.com
- saocto@ethiopianairlines.com
- WhatsApp: +55 21 99901-3559
- Telefone: +55-19-4560-0377.
E o aeroporto de Adis Abeba? Foi modernizado mesmo? Tem sala vip?
Li muitos relatos de que o aeroporto de Adis Abeba era antigo, não tinha painéis de informação, ninguém falava inglês… assustador. Contudo, não foi nada disso, apesar de não ser um grande aeroporto, não deixa nada a desejar. É relativamente pequeno, o que torna impossível alguém se perder, há alguns painéis de informação e muitas placas. Bem como algumas opções de restaurantes e cafés. Um aeroporto normal, tirando algumas áreas destinadas a oração e purificação que não estamos acostumados. Lá também tem muitas cadeiras que mais se parecem com espreguiçadeiras, as pessoas deitam e dormem por horas nos corredores, é um pouco diferente, mas eu só pensava no conforto que elas estavam tendo, afinal o conforto ficou acima da estética nesse caso.
Plaza Premium Lounge em Addis Abbeba
A Sala Plaza Premium é relativamente pequena e estava cheia nas duas vezes que lá estivemos, mas o delicioso menu disponível tornou o momento mais agradável, com muitos pratos típicos e apimentados rsrs, mas também muitas frutas, pães e biscoitos para quem não quer se arriscar tanto. Os funcionários que nos atenderam foram muito simpáticos. Ver aquela mistura de diferentes culturas juntas foi inesquecível.
Uma sala tranquila apesar de estar bastante cheia, mesmo onde a maioria das pessoas se encontravam cansadas, todas tratavam-se com gentileza e respeito, apesar das diferenças culturais existentes. Mesmo numa sala deste tipo é notável a riqueza cultural desse grandioso mundo que vivemos.