Você está visualizando atualmente O que fazer em Mogi das Cruzes

O que fazer em Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes é conhecida por fazer parte no cinturão verde de São Paulo pois é uma grande produtora de hortaliças, como também de Caqui, aliás, para muitos somos a terra do Caqui

 E para outros, a rota de muitos que vem de São Paulo para a praia.  

Mas nós criadores do site Classe Recata, nascidos e criados em Mogi das Cruzes, vamos trazer o que há de melhor dessa cidade que tem muito além disso descrito acima. Uma pegada de interior mas com ares de cidade grande que tem grandes áreas verdes sem serem “gourmetizadas” e áreas mais modernas essa é a nossa cidade.

Veja 11 pontos que devem estar no seu roteiro caso seja uma passadinha por aqui.

Vila Hélio, uma pequena charmosa rua no centro da cidade

Dica de mogianos por aqui!

Vamos separar por áreas os melhores pontos da cidade, com dicas de locais. Vamos selecionar os melhores de cada para que seja mais enxuto. Pois Mogi das Cruzes oferece várias opções de lazer e para todos os gostos, então, tenha dicas excelentes do que fazer em Mogi das Cruzes por nós mogianos.

Parques

Parque Centenário em Mogi das Cruzes

O parque que é a cara de domingo com a família. O Parque Centenário em Mogi das Cruzes é uma homenagem da cidade aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, que em pouco tempo visitando a cidade, você vai notar que há uma grande população japonesa na cidade, por isso que nossa cidade homenagiou os imigrantes com esse lindo parque. O parque foi inaugurado em 2008, e infelizmente algumas áreas construídas estão abandonadas, mas a área verde continua muito bem cuidada.

Um fim de tarde no parque

O parque tem pista para corrida ou passeio para contemplação da natureza, belas paisagens (tanto que muitos mogianos já fizeram sessão fotográfica lá), lagos para contemplação (e os benditos gansos rsrs), quadras para esporte, alguns elementos da cultura japonesa, quiosques com lanches rápidos, playground e sanitários.

 No site oficial é proibido uso de churrasqueiras e bebidas alcoólicas no ambiente. Ás vezes é possível ver o descumprimento dessa lei, mas o Parque Centenário é conhecido por ser um ambiente familiar e tranquilo.

Parque da Cidade

Outro parque melhor estruturado é o Parque da Cidade em Mogi das Cruzes, inaugurado em 2016, tem uma proposta diferente do Parque Centénario, pois é uma boa opção para prática de exercícios, com muitas quadras bem equipadas, pista para caminhadas ou corridas, é um parque que te chama para prática de exercícios físicos, ou até mesmo, assistir algum jogo. 

Entrada no parque

É comum o parque receber eventos esportivos no final de semana, até mesmo aulas abertas ao público. O parque disponibilizada playground para as crianças e academia da terceira idade, há um teatro arena em que ocasionalmente há apresentações de artistas da cidade. Além de tudo isso, há dois campos de futebol society, duas quadras de tênis, três quadras de basquete (streetball), duas quadras de vôlei de areia, uma quadra poliesportiva, uma pista de caminhada com 1.200 metros de extensão e um pavilhão esportivo destinado a atividades como tênis de mesa, xadrez e judô. Diferente do Parque Centerário, tem área para churrasqueiras.

Centro Histórico

Igreja Matriz

Como todo ponto zero da cidade, a Igreja Matriz que tem o nome de Catredal Santana em homenagem a Sant’Anna foi construída em 1902, porém idealizada como matriz em 1952. Com arquitetura romana, a igreja marca o Centro Histórico inicial de Mogi das Cruzes. Por isso que mesmo que você não seja católico, é interessante a visita pela arquitetura e as ruas próximas, pois há várias casas e prédios com arquiteturas históricas nas ruas próximas, um bom passeio a ser feito à pé. Pois desse ponto você pode visitar muitos outros a poucos metros de distância.

A iluminação noturna é linda

Andando pelos arredores, esse é o nosso “centro da cidade” aproveite para conhecer os costumes da cidade, esteja atento as contruções e não se assuste pela mísera largura das ruas do centro rsrs. Como em qualquer outro lugar do mundo, atenção ao seus pertences que não terás problemas. A noite a igreja recebe uma iluminação diferenciada, vale a pena conferir.

Casarão do Carmo

Como por exemplo visitando o Casarão do Carmo, casarão histórico da nossa cidade em que você encontrará um pouco da história da cidade e muitas peças históricas. Construído no século XIX, hoje é praticamente um museu aberto ao público. Pois há alguns quadros informativos, móveis antigos em que você pode imaginar como era uma casa no passado, muitas peças históricas e uma área destinada a pessoas que colaboraram grandemente para o avanço da cidade. Saindo você avistará outra igreja católica centenária da cidade, Igreja das Ordens Primeira e Terceira e Convento do Carmo.

Muita história em um lugar só

Pinacoteca de Mogi das Cruzes

Outra construção histórica da cidade é a Pinacoteca de Mogi das Cruzes. Com mais de 100 obras expostas no local, é outro ponto importante da cidade de Mogi das Cruzes. 

 Outro ponto de destaque é o ano de construção do edifício: 1860! Com arquitetura neoclássica, chama atenção de quem visita. A pinacoteca tem várias obras em que agradam a vários tipos de pessoas, desde os admiradores a arte clássica à moderna. Reitero que o espaço é pequeno uma hora é suficiente para visitar o local tranquilamente.

é claro que aqui só divulgamos arte, arte que agrada os olhos e a mente

Mercadão de Mogi das Cruzes

Não tão antigo assim, o Mercadão de Mogi das Cruzes contruído em 1965 exala história e cultura local. Então não deixe de visitar os mais de 100 boxes que trazem uma gama de produtos aos mogianos. O térreo é maior a oferta de alimentos, e no primeiro andar há restaurantes e lojas de diversos produtos. Amo visitar Mercadão de outras cidades, acredito que não se arrependerá de conhecer o nosso. Tanto o Mercadão como o Casarão do Carmo podem ser visitados a pé partindo da Matriz, além do trânsito não ser dos melhores, andar é a melhor opção para conhecer um pouquinho mais da cidade.

Muita opção de alimentos com muita qualidade

Passeio para o final de semana

Pico do Urubu

O Pico do Urubu tem a melhor vista da cidade e você pode contemplar não só a cidade, mas também a grande área verde dos arredores. Pois você estará num altitude 1160m acima do nível do mar e aos finais de semana também é possível voar de paraglider ou asa delta, e para os mais temorosos como nós, só observar mesmo.

 Por se tratar de um lugar bem alto e com subida íngreme, muitos mogianos amam subir a pé o morro para praticar exercício em meio a natureza, é uma célebre pergunta aqui em Mogi das Cruzes: você já subiu o Pico do Urubu a pé? 

 Há muitos eventos de caminhadas aos finais de semana na cidade, mas também é possível subir de carro. A subida não exige tanto do veículo, mas não posso dizer que será muito tranquila. A cidade deveria investir mais na estrutura das ruas, alguns trechos são bem estreitos, caso opte por subir de carro, esteja preparado para um pouco de emoção rsrs.

Vale a visita

Muitos gostam de ver o pôr do sol no Pico do Urubu, e é muito bonito mesmo se o céu estiver limpo, mas infelizmente tem dias que o ambiente não é dos melhores, digo, o famoso ambiente familiar passa longe… então é aconselhável estar em grupo, infelizmente não há nenhum tipo de vigilância, então aqueles cuidados que servem em qualquer lugar do mundo devem estar presentes no “interior” de São Paulo que é Mogi das Cruzes. 

 Aos finais de semana há muitas caminhadas ao Pico pela manhão, então umas 10h da manhã há um movimento considerável para não se sentir sozinho.

Casarão do Chá

Um casarão de uma construção descomunal é o Casarão do Chá em Mogi das Cruzes. A antiga fábrica de chá japonesa, subestimada até por nós mogianos, é um passeio perfeito para passar a tarde de domingo. Tão especial que há um artigo especialmente para ele, não deixe de visitar esse local incrível que exala história.

Parque das Neblinas

Um lugar em que você estará cercado da Mata Atlântica é o Parque das Neblinas em Mogi das Cruzes. Com 7000 hectares, 530 nascentes, mais de 1000 espécies e 20km de trilhas é um passeio perfeito para um final de semana.

Pois é um parque muito bem organizado e estruturado, e até tem área de camping para quem gosta dessa alternativa de hospedagem. O parque também disponibiliza aos visitante tours guiado que são realizados aos sábados e domingos que variam de 30 minutos à 4 horas! Tem lugar pra todo mundo nesse parque!

Belíssimo!

Na escolha do seu tour guiado você já opta por serviços do restaurante do local, o interessante é que possível ver o valor dos serviços prestados. Outro dúvida frequente é o estacionamento: gratuito. 

Ponto importante é que não há sinal de celular e nem wi-fi, ou seja, conecte-se a natureza meeesmo, vive depois posta rsrsr. 

É possível se banhar em alguns áreas das trilhas, então levar roupas extras é essencial. E o repelente? Está na mochila?

Para verificar preços de cada trilha clique aqui.

Pesqueiro Ueda

Em Mogi das Cruzes há muitos pesqueiros, dos mais simples à mais estruturados e diferenciados como o Pesqueiro Ueda. Novamente a grande parcela imigratória do país aqui em Mogi das Cruzes deixando a sua marca de excelência. Pois o local é lindo, a pesca esportiva oferece diferentes espécies de peixes e há um bom restaurante para acomodação de todos.

A pesca esportiva tem o valor de 75 reais e acompanhantes pagam 25 reais. O restaurante tem preços atrativos e ótimas opções, caso você queira somente ir ao restaurante não paga a entrada de acompanhante. Outra ótima opção para estar perto da natureza com a família, há um playground para as crianças e muita área verde.

Pesqueiro com uma das mais belas estruturas da cidade

Sítio Nakahara

Mais um vez a excelência da cultura japonesa estampada em nossa cidade, o sítio Nakahara é um opção de passeio para um final de semana em Mogi das Cruzes que vale muito a pena conhecer!

O sítio Nakahara produz tomates, morangos, caqui, pitaya, orquídeas em que dependendo da época do ano da sua visita, você poderá ver essa produções. O sítio também tem uma área para pesca, um ótimo restaurante e lojinha de produtos de excelente qualidade com bons preços. Um passeio perfeito de domingo em família! Pertinho do Casarão do Chá

Veja aqui qual produção você poderá ver na sua époco ano.

Incrível ver uma plantação de caqui e pitaya

Perto de tudo!

Morar em Mogi das Cruzes é estar perto de São Paulo capital e da praia, é ter as facilidades de cidades maiores, mas o verde a poucos metros de distância. É curtir um final de semana em meio a natureza ou pegar um trem para passear na Paulista. No mais, vamos aumentando essa lista pouco a pouco e você verá quanta coisa legal é possível fazer em Mogi das Cruzes.

Viviane Ferreira

Autora do Classe Recata, gosta de viajar e conhecer novas culturas, sempre respeitando o próximo e economizando!

Deixe um comentário