Você está visualizando atualmente Você sabe o que é time sharing?

Você sabe o que é time sharing?

Pode ser que você saiba o que é time sharing mas nunca foi apresentado formalmente. Uma prática muito comum em lugares turísticos, principalmente em Gramado aqui no Brasil e Orlando como um dos países representantes fora do Brasil. O time sharing é por muitos conhecido como um golpe, mas não gostaria de apresentá-lo de outra forma. Mas afinal, o que é time sharing? 

Definiçaõ de time sharing

Definição do inglês: time é tempo e share é dividir, ou seja, você vai dividir seu tempo com alguém em troca de algo. Afinal, todos nós sabemos que almoço de graça não existe. Como é essa troca? Eles te presenteiam com algo, que pode ser um jantar, ingressos para algum evento(..) nesse local turístico onde você está, e você em troca, no mínino dará o seu tempo, o seu precioso tempo. Percebeu a palavra mínimo? Porque eles podem até te fazer assinar a “compra” de um imovél sem que você entenda verdadeiramente que fração de compra que você realmente está comprando daquele imóvel. 

Veja essa definição de um advogado, achei bem clara e direto ao ponto.

Mas como isso funciona?

Share é o verbo compartilhar do inglês, a dúvida é: o que você irá compartilhar? SEU TEMPO ou dinheiro?

Como funciona o time sharing para o turista

Classe Recata é um blog de viagens, então a explicação será para turistas que só querem curtir, e não para quem realmente deseja comprar uma fração de imóveis. Vivenciamos em Gramado essa experiência, fomos abordados por um menino de aparentemente 19 anos que perguntou se nós gostaríamos de ganhar um jantar numa pizzaria famosa de Gramado. Mas que para isso, eles precisaria de algumas informações e que precisaríamos assistir uma palestra. 

 Inexperientes que éramos, fomos, ele nos direcionou a ir de carro a um hotel e…

Abordagem

Ao chegar lá, fomos super bem tratados e ofereceram champanhe e comidinhas, como rejeitados o champanhe, eles nos ofereceram suco. Aproximadamente 5 pessoas de 30 a 40 anos nos explicaram quão fácil e maravilhoso seria se comprássemos um cota de uma rede famosa de Gramado. Muitos gentis, nos mostravam que era totalmente possível pagar por aquilo e que poderíamos visitar Gramado com frequência. Ao mesmo tempo, um casal do lado “fechou” contrato, coloco entre aspas, pois pra mim foi fictício rsrs. Nos mostrando que o negócio era imperdível meesmo! Tínhamos que fechar!

A palestra

Não entendíamos direito o que realmente estava acontecendo, depois da palestra, rejeitamos a proposta, depois de aproximadamente duas horas naquele local. Eles não mudaram de personalidade e deixaram o contato conosco caso mudássemos de ideia. Saímos com o nosso voucher para jantar num lugar que naquele tempo, não poderíamos pagar. Então para gente, valeu muito a pena vender algumas horas do nosso tempo para eles. Mas muitos não tem esse final. Afinal, porque chamam de golpe?

A gente bem feliz em uma pizzaria que naquele tempo não poderíamos pagar

Golpe em Gramado?

Há uma grande discussão se time sharing é golpe, afinal, volto a dizer, almoço gratuito não existe. E por que muitos chamam de golpe? Porque muitos compram cotas no calor da emoção (e do champanhe) e se arrependem, ou não conseguem pagar, ou não entenderam realmente como funciona.

  Faça uma pesquisa rápida no Google e verá aproxiamadamente mais de 1000 buscas mensais por recuperação judicial, ou palavras como furada, estão presentes. Se você deseja mesmo comprar, estude antes, um bom vendedor só te dirá a parte boa.

Vale a pena?

Vale a pena se você tem tempo livre e sabe falar não rsrs Falamos rindo mas há muitos pessoas que não reagem bem a pressão, no nosso caso, foi muito tranquilo, mas há estórias terríveis de pessoas que foram pressionadas, e muitos não sabem como reagir a isso. 

 Há relatos no norte do Brasil também, então esteja atento em áreas turísticas. Agora você já sabe, entenda quais são as regras a serem seguidas para a recompensa do final e vá se quiser!

Time Sharing em Orlando

Há relatos de time sharing em Orlando também, como estívemos lá recentemente, li a respeito disso novamente. Lá as pessoas geralmente são abordadas em Outlets e no Icon Park, infelizmente nós não fomos abordados rsrs, lá o “prêmio” pode até ser ingressos à Disney. Mas a parte ruim é que li estórias em que metade do dia era destinado a palestras… realmente tempo é dinheiro! E em dólar! Pense bem! Acredito que não há tanta abordagem devido a situação do nosso país, quem tem grana para comprar um cota em Orlando? Infelizmente, uma parcela mínina de turistas, mas é comum em Orlando também.

Queria ter gastado meu inglês negociando com estadunidenses rsrs

Prudência

Classe Recata pois entendemos que sempre devemos visitar um local novo com prudência, entenda, o mundo é mal! Ninguém é tão legal assim! Alguma coisa você precisará entregar, o que será? Seu tempo ou seu dinheiro? 

Fique atento em áreas turísticas, se vocês irem, saibam muito bem lidar com esse tipo de situação e digam não sempre que necessário. Pra que sua viagem tenha memórias boas e engraçadas como devem ser. 

E você? Já esteve em um time sharing? Onde?

Viviane Ferreira

Autora do Classe Recata, gosta de viajar e conhecer novas culturas, sempre respeitando o próximo e economizando!

Deixe um comentário